Esocial-prazo-prorrogado-atencao-para-cadastrar-a-sua-empresa

eSocial prazo prorrogado – Atenção para cadastrar a sua empresa!

Com o eSocial prazo prorrogado, saiba qual a nova data para a migração das médias empresas e entenda como isso impacta sua empresa!

No início de 2021, será obrigatória a migração de médias empresas para o eSocial. Ficar atento a isso é fundamental para evitar problemas futuros! Entenda como o eSocial prazo prorrogado pode te beneficiar.

O eSocial veio para se tornar uma via de centralização de informações a respeito dos trabalhadores.

O nome real é um pouco mais complexo:

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Com isso, o acúmulo de papel com as guias, que faziam parte do antigo modelo, acabou sendo zerado, devido ao procedimento ser 100% digital.

Assim, existiram prazos para a adequação e ambientação de pessoas físicas e empresas ao sistema, para que, após isso, o eSocial, de fato, passasse a valer.

Como ele ainda não era obrigatório para as médias empresas, foi fixado uma data para a obrigatoriedade.

Porém, temos um novo cenário com o eSocial prazo prorrogado para 8 de Janeiro de 2021, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Isso se traduz em mais tempo hábil para a adequação das empresas de médio porte, com prazo suficiente para entender o sistema e saber utilizá-lo no dia a dia.

Sobre as médias empresas

No Brasil, são mais de 1,2 milhões de empresas de médio porte com faturamentos que chegam até R$ 78 milhões anuais e todas elas se beneficiarão com o novo prazo.

Porém, até 8 de Janeiro de 2021, essas empresas precisam estar devidamente cadastradas na ferramenta, com as informações referentes aos trabalhadores que atuam lá.

Então, atente-se e esteja em dia com suas obrigações para não ter problemas futuros.

Vale ressaltar que você ainda terá muito menos burocracia do que hoje, por contar com um sistema completo e não ter a necessidade de imprimir guias.

Fique atento às sanções impostas

Bom, com o eSocial prazo prorrogado, você terá tempo de sobra para adequar a sua empresa a essa ferramenta e continuar a contribuir com as suas obrigações trabalhistas.

Evite procrastinar, pois existem punições, caso não seja feito dentro do prazo estipulado.

Estar em não conformidade com o eSocial, tanto com o novo prazo quanto com a transparência das informações detalhadas lá, te prejudicará com mais dificuldade no recebimento de benefícios sociais e trabalhistas.

A adequação completa das empresas de grande porte já foi realizada em 2019, portanto, você ainda contou com um prazo extra para adequar a sua empresa de médio porte, por conta do eSocial prorrogado.

Portanto, fique atento aos prazos e às punições previstas e busque estar inserido na plataforma o mais rápido possível.

E, não se esqueça, caso necessite de ajuda nesse processo, conte conosco!

Entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos contadores!

Fonte: Abrir Empresa Simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *